A tradição…
O maior e mais antigo espetáculo universitário de Portugal
A Noite da Medicina consiste num evento académico de cariz cultural, sem fins lucrativos, realizado anualmente pelos alunos finalistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
Nesta noite, que conta com uma audiência de cerca de 3000 pessoas, 400 estudantes sobem ao palco e, numa sátira por eles recriada, relembram o seu quotidiano, inquietações e paixões. Desta forma, o evento assume-se como um momento ímpar de convívio e união entre a comunidade académica, marcando sucessivas gerações de estudantes e profissionais de saúde.
A tradição
Seguindo a tradição das clássicas Récitas Estudantis do virar do século XX, a 1ª edição da NdM, de que há registo, remonta ao dia 5 de Fevereiro de 1929, no Teatro Politeama, sob a forma de um teatro de revista, com o título “O Que Arde… Cura!”, levado à cena pelo curso de 1924/29 e pela então designada “Associação dos Estudantes de Medicina de Lisboa”. Em 1933, com a interdição do direito de livre associação, introduzida no Estado Novo, suspende-se a realização do espetáculo nos moldes habituais, ressurgindo lentamente, mais “bem-comportada” e com um teor mais erudito nos anos seguintes.
Retoma a qualidade de espetáculo de cariz mais teatral e mordaz, em 1978, na Sala de Alunos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), onde decorreu durante os seguintes 25 anos, até ser transferida para o Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), em 2003. Em 2005, passa a ter lugar a Aula Magna da Universidade de Lisboa (UL) e, a partir de 2008, realiza-se então no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Em 2014, decorre pela primeira vez no Campo Pequeno.

Teatro Politeama
1929

Sala de Alunos AEFML
1978

Auditório AEFMDUL
2003

Aula Magna da UL
2005

Coliseu dos Recreios
2008

Campo Pequeno
2014
O que esperar
Este espetáculo consiste em atuações de palco – teatro, dança e música – juntamente com sketches e vídeos realizados pelos alunos do 2º ao 6º ano, com o objetivo de satirizar o dia-a-dia dos estudantes de Medicina e receber os novos colegas, incutindo-lhes espírito de união e entreajuda. Para além disso, sendo um espetáculo organizado pelos finalistas, é também um ponto de celebração e de despedida daqueles que terminam os 6 anos do curso de Medicina.
O que alcançámos
Nos últimos anos, a Noite da Medicina tem conquistado um público que se estende muito além dos seus estudantes, deixando de ser um espetáculo pontual para se tornar num fenómeno nacional, graças ao sucesso de sketches e vídeos nela apresentados, marcando presença em vários canais de televisão e estações de rádio.
“Uma noite por ano, os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa trocam os livros e as batas pelo palco, para protagonizarem um espetáculo que celebra a vida académica.”
Catarina Cruz, Jornal de Notícias (Novembro/2017)